Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


terça-feira, 23 de outubro de 2007

Na Apática Argentina, o Brasil Vai Às Compras!


Dizem que é impressionante a apatia do povo argentino diante das eleições deste próximo domingo. Deu na Folha: Um levantamento encomendado ao instituto Poliarquia pelo jornal "La Nación" revela que 72,8% dos argentinos dizem se interessar pouco ou nada por política. O número de desinteressados pela atual campanha eleitoral é maior: somam 73,5% os que dizem que acompanham pouco ou não acompanham a campanha.
O povo diz: "Voto em Cristina não porque goste, mas porque não há outro.", conforme comentou Newton Carlos que está em Buenos Aires, acompanhando as eleições.
Por isso, exatamente por isso, Cristina Fernández de Kirchner deve ser eleita, já no primeiro turno.

Enquanto isso, dizem, também, que os índices econômicos da Argentina estão sendo constantemente maquiados. Dizem, também, que Cristina vai fazer uma mexida econômica tão logo eleita. Dizem se tratar de uma espécie de plano cruzado platino. Dizem.

E os brasileiros vão as compras na Argentina, um dos poucos países do mundo onde o dólar dispara. De fato, está barato -- b-a-r-a-t-í-s-s-i-m-o comprar na Argentina.
E não são apenas os turistas que fazem compras na Argentina. As empresas brasileiras estão comprando empresas Argentinas.
Fato curiso é o caso da Alpargatas. É uma marca tão forte que deu nome a um tipo de calçado muito usado na Argentina, Uruguai e sul do Brasil, as alpargatas (imagem acima). A Alpargatas nasceu na Argentina em 1883 e se espraiou pelo Brasil afora, sob o nome de São Paulo Alpargatas, que continuou a ser empresa argentina (fabricante das conhecidas sandálias havaianas). Na década de 80 o grupo brasileiro Camargo Corrêa comprou dos argentinos a São Paulo Alpargatas. E há duas semanas a Alpargatas argentina foi comprada pelo mesmo grupo brasileiro. A Alpargatas argentina, agora brasileira, é a principal fabricante de têxteis para jeans e de calçados esportivos na Argentina, onde detém as marcas Nike e Adidas. Pesquei essa notícia da Folha de hoje.

Nenhum comentário: