Quer irritar um militante de esquerda? Basta dizer que você já foi gauche na vida e que um belo dia a ficha caiu.
É o caso do companheiro de Che Guevara, o francês Régis Debray que foi preso pela policia boliviana e é acusado - pela nossa extrema gauche -- de ter delatado o mito antes de sua prisão na Bolívia, há 40 anos.
Debray ficou preso algum tempo e depois voltou para a França. Depois disso, a ficha de Debray caiu.
O diário gauche é impiedoso em relação ao francês:
"Debray escreve numerosos ensaios e, como muitos outros ex-aventureiros de esquerda, suas idéias cheiram a salões para damas elegantes e assustadiças que acodem de vez em quando aos confessionários. Paris nunca entregou as peças da troca. Debray nunca pagou suas dívidas. Nem com a Bolívia, nem com a história da América Latina"
E o Armando, um senhor da gauche paulistana, complementou:
Caro Maia, Debray segue o caminho da maioria dos ex-gauches que, como prostitutas, resolvem se lambuzar nas maravilhas do mundo do mercado e mais um punhado de moedas.
Questão de ponto de vista, Armando, caiu a ficha do Debray, como ocorre com a imensa maioria das pessoas que na adolescência e na juventude foram gauche na vida. Como não existe proprietário e, muito menos, latifundiário da verdade absoluta seguimos a vida como ela é, com e sem prostitutas (cada um escolhe o que é bom para a tosse).Como a história não é roteiro predeterminado, só nos resta trabalhar com o ânimo que a semana despertou.
(a imagem acima é uma obra de Tracey Emin que pesquei do Blog da Santa)
3 comentários:
Ora, há quanto tempo não passava por aqui. Mas, só vale à pena passar por aqui. Um grande abraço.
petistas são incriveis...não aceitam críticas e evitam viver com pessoas que pensam diferente! Detonam...
beijo
Legal, Fátima, o depósito está sempre no mesmo endereço.
Postar um comentário