Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


sábado, 13 de outubro de 2007

Serra Veta Deus na Escola

O governador José Serra deu uma de Luc Ferry, filósofo e ex ministro da educação de Chirac, na França, que proibiu a utilização de qualquer tipo de adorno religioso, de qualquer religião, nas escolas públicas.
O resultado, na França, foi positivo. Diminuiu o preconceito, a violência e acalmou os ânimos. Definitivamente, escola não é lugar para proselitismos religiosos, políticos, culturais etc.

Na Folha:
O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), vetou o projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa que implementava o ensino religioso como atividade extracurricular e facultativa no ensino fundamental da rede estadual.Como justificativa, Serra afirma que a decisão de incluir religião como disciplina extracurricular cabe às próprias escolas e não pode ser imposta pelo Executivo ou Legislativo.Em seu veto, o governador cita a Lei de Diretrizes e Bases, que diz que as próprias escolas devem definir a parte diversificada do currículo (as matérias tradicionais, como português e matemática, seguem a base nacional obrigatória).O projeto agora retorna para a Assembléia, onde o veto do governador será discutido e pode ser derrubado caso haja a concordância da maioria absoluta dos deputados.A proposta, chamada de "Deus na Escola", é de autoria da deputada Maria Lúcia Amary, líder do PSDB na Assembléia. A assessoria de imprensa da parlamentar não conseguiu localizá-la ontem.Na justificativa da proposta, Maria Lúcia afirma que a lei "visa possibilitar ao educando maior abertura e compromisso consigo mesmo, com o próximo e com Deus". Quer ler mais? clique aqui.




Um comentário:

PoPa disse...

Respeito as crenças de qualquer um, mas lugar de religião é na igreja ou na família. O que deve ser ensinado nas escolas (públicas e privadas) são os valores morais, cada vez mais esquecidos nestepaís.