Diversidade, Liberdade e Inclusão Social

Foto: Obama, Cameron e Helle Thorning-Schmidt


quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Na Marola da Esquerda Ressentida


Nossa gauche tem uma curiosa lógica. Todo aquele cidadão que um dia foi de esquerda, que militou, panfleteou, alardeou e usou camisa da grife Guevara e, depois, no amadurescimento das idéias, a ficha caiu, é visto como um vendido do mercado, um prostituto das idéias.

É o caso, por exemplo, do filósofo (hegeliano) Denis Rosenfeldt, professor de filofia da UFRGS, que recebeu uma bronca do dono diario gauche.

A marola da neodireita comercial – aquela que sempre descola um palanquezinho bem remunerado na mídia – não vem de hoje.
Faz 19 anos – desde que caiu o baluarte conservador de Porto Alegre aos pés de Olívio Dutra – que Denis Rosenfeldt se escalou para ser o anti-PT e, depois, o anti-Lula. Justiça se faça a ele. Denis foi o primeiro. Ganha bem para isso. É tido como um dos nouveaux philosophes, porque, como os coleguinhas ultras dele, dá aula de filosofia. É pouco, para Rosenfeldt.
Durante muitos anos ele combateu sozinho, com fervor de cruzado, o diabo vermelho. Os outros só o estão imitando.

O dono deste depósito NÃO é o advogado do Denis, mas não se conteve e disse:

Rosenfeldt é ex petista, ex esquerdista e participou dos primeiros anos da administração Olívio na prefeitura de Porto Alegre. Depois a ficha caiu, porque vislumbrou que a picaretagem não é monopólio da direita. A esquerda também faz picaretagem. E das grossas. O grande engano, o grande equívoco é imaginar que as pessoas mudam, porque elas são compradas e prostituídas pelo mercado. Não, as pessoas mudam, porque amadurescem, porque vivenciam a realidade do dia a dia, porque lêem, porque aprendem, porque se tornam críticas, porque debatem, porque são protagônicas. Mas certa esquerda assim não admite, porque se acha -- com dose cavalar de arrogância -- latifundiária do monopólio das boas ações, das boas vontades, da ética, da melhor administração. E qualquer governo que não seja de esquerda é lixo neoliberal. A França que é a França, país que vivenciou e respirou revolução (1789) e diversas revoltas "socialistas" (1848 e 1871) elegeu recentemente o Sarkô, que hoje é um ícone, não do fascismo direitóide, mas da administração. Sarkô inseriu em seu gabinete pessoas competentes, entre estes 4 socialistas, por um motivo muito simples: eles são bons gestores. A vela da ideologia se apagou e a esquerda brasileira continua a comprar o querosene. O que importa é gestão competente. Não interessa se o governo é de direita, de centro ou de esquerda. Por essas babaquices ideológicas o governo do PT demorou 5 anos para fazer uma "privatização" decente no Brasil. Perdemos tempo. Perdemos dinheiro.

Nenhum comentário: