A agência chasque divulgou hoje que o governo Lula vai editar Medida Provisória para criar a Empresa Brasil de Comunicação e o novo sistema de comunicação pública vai ser formado pela fusão da Empresa Brasileira de Comunicação, a Radiobrás, e da Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, a Acerp, que coordena a TVE./ A Radiobrás possui uma rede composta por SEIS emissoras de rádio, TRÊS de televisão, DUAS agências de notícias, serviços de clipping e o programa de rádio Café com o Presidente./ Já a Acerp comanda TRÊS emissoras de televisão e DUAS emissoras de rádio./ A jornalista TEREZA CRUVINEL já foi anunciada como diretora-executiva da rede pública./ Ela estava há VINTE anos no jornal O Globo, onde escrevia uma coluna política./ O orçamento da nova empresa está previsto em TREZENTOS E CINQÜENTA MILHÕES de reais para 2008."
Ao mesmo tempo, as concessões das principais redes privadas do país termina no dia 05 de outubro. Coincidência? Talvez.
Pesquei, também, do diário gauche mais detalhes sobre a mobilização dos "movimentos sociais" em relação ao fim da concessão da RBS, Globo, Band etc., conforme convocação acima.
Ali está dito, com todas as letras, que esses movimentos querem o controle social sobre as concessões de tv e participação popular.
Ora, pipocas, em primeiro lugar, nenhum movimento que se diz "popular" é "dono do social". A concessão de uma rede de televisão não precisa de controle social para ditar regras. A concessão deve se submeter ao controle administrativo, constitucional e legal das entidades públicas (Agência, Judiciário e MP), sendo que as organismos e movimentos privados podem levar suas reclamações a esses órgãos. Absurdo dos absurdos seria o MST da vida querer impôr pauta para uma concessionária de tv. O Brasil e os brasileiros têm de estar de olho nesses movimentos, cuja elite gosta de censurar a livre expressão.
E mais, o orçamento da nova tv pública, mais uma estatal neste Brasilsão, é de 350 milhões de reais. Espero, também (santa ingenuidade, a minha) , que essa estatal não acabe virando cabidão de emprego dos companheiros do PT e da esquerda do PT, sendo que muitos deles apoiaram o fim da concessão da RCTV venezuelana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário